A Mensa International é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de Alto QI do mundo. A palavra Mensa significa "mesa" em Latim, como é simbolizada no logotipo da organização, e foi escolhida para demonstrar a natureza de mesa-redonda da organização; a união de iguais.

História
Roland Berrill, um advogado australiano, e Lancelot Ware, um jurisconsulto e cientista inglês, fundaram a Mensa na Inglaterra em 1946. Eles haviam tido a ideia de formar uma sociedade para pessoas brilhantes, cuja única condição de entrada era possuir um alto QI.

Os objetivos originais eram, como ainda são hoje, a criação de uma sociedade não-política livre de todas as distinções raciais ou religiosas. A sociedade dá as boas-vindas a todas as pessoas, independentemente de sua origem, cujos QIs preencham o critério, com o objetivo dos membros apreciarem a companhia uns dos outros e participarem de uma vasta gama de atividades sociais e culturais.

A Mensa International tem mais de cem mil membros, sendo mais de cinquenta mil somente nos EUA. Em acréscimo ao encorajamento de interação social entre seus membros, a organização também está envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo. O nome provém de mensa, palavra latina para "mesa" e indica que é uma sociedade de iguais, que se sentam à volta de uma mesa.

A Mensa está presente em mais de 100 países. A Mensa Internacional possui uma estrutura que delega a administração a grupos nacionais organizados. São três as categorias de "Mensas Nacionais": A Emerging, a Provisional e a Full. A última é a com maior grau de autonomia. Para a Mensa Nacional ser promovida de categoria é necessário ter progressivo aumento de número de membros, além da promoção de atividades de intercâmbio e benefícios para os membros existentes. Os presidentes das Mensas Nacionais Full formam o IBD (International Board of Directors). Para uma Mensa Nacional ter direito a um voto neste conselho, é necessário pelo menos 500 membros. Uma Mensa Nacional pode ter direito a mais de um voto, proporcionalmente ao número de membros que esta possui. Nos países onde não existem Mensas Nacionais organizadas, os membros são filiados diretamente à Mensa Internacional.

Possui membros de destaque, como Isaac Asimov, Scott Adams e, no Brasil, Roger Moreira. Outros membros de notoriedade podem ser verificados na página Lista de Mensans.

Em Agosto de 2006, a Mensa comemorou em Orlando, Florida - EUA, 60 anos de fundação - jubileu de diamante, em um encontro mundial chamado de WG (World Gathering) - nome derivado do usual AG (Annual Gathering), encontro nacional realizado por todos os capítulos nacionais da Mensa anualmente.

Em 2016 a Mensa Internacional completou 70 anos e celebrou a ocasião no World Gathering em Kyoto, no Japão.

História da Mensa no Brasil
A Mensa Brasil foi fundada em 2001 e o grupo reconhecido como Mensa Full. Atualmente, são mais de 1400 membros e a maioria se concentra em São Paulo (sede da Mensa Brasil) e Rio de Janeiro. Há grandes grupos, ainda, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Distrito Federal.